Prefeitura lança projeto Guamaré Lugar de Charme

Com o foco no desenvolvimento do turismo, a Prefeitura Municipal de Guamaré dá mais um importante passo para a consolidação do município como destino turístico preparado para receber turistas do Brasil e do mundo. Nesta quarta-feira (08), a prefeitura lança o projeto Guamaré de Lugar de Charme, a solenidade acontecerá às 18h, no Centro de Convenções de Guamaré.

“Nossa terra é abençoada por riquezas naturais, praias paradisíacas e uma beleza exuberante, mas para desenvolver o turismo como atividade econômica é preciso mais. A gestão tomou a decisão de trazer o projeto Lugares de Chame para Guamaré, pois acredita na vocação do lugar para atividade e deseja tornar o turismo uma indústria forte no município, gerando renda e desenvolvimento para nosso povo”, ressalta o prefeito Arthur Teixeira.

Localizada no litoral norte do Rio Grande do Norte, a 180km da capital potiguar, Guamaré receberá a intervenção do projeto Lugares de Charme que tem previsão de dezoito meses de atuação. A ideia é repaginar espaços através da interferência do design, transformando-os em vitrines de charme para a exposição e venda de produtos de grupos de artesãos e artistas locais. Tem por missão ser a ferramenta transformadora que ressignificará as vidas e os lugares de artesãos, artistas e empresários. É um projeto autoral, com metodologia embasada e regida pelo propósito do Design Social em parceria direta com os preceitos do Design Afetivo.

Pela primeira vez o Projeto Lugares de Charme vai atuar não apenas em um espaço, mas numa cidade, criando uma identidade própria. Para isso, utiliza o estudo antropológico cultural e social da região com enfoque em seus modos de produção econômica, suas técnicas, sua organização política, seus sistemas de conhecimento, suas crenças religiosas, sua língua, sua psicologia, suas criações artísticas e saberes locais.

Resultados positivos

Lugares de Charme já impactou 100 mil pessoas indiretamente, 98 Empreendedores impactados, 8 Cidades contempladas e mais de 1.000 Artesãos impactados e foi vencedor dos Prêmio Brasil Criativo – 2015 do Ministério da Cultura e Prêmio Impacta Nordeste – (Rio Grande do Norte – Categoria Cultura) – 2020 do SEBRAE.

A ideia é repaginar espaços, transformando-os em vitrines de charme para a exposição e venda de produtos de grupos de artesãos e artistas locais.

Arquivo