Foi concluída a capacitação de um total de 30 alunos no curso de TRABALHO EM ALTURA / NR-35, promovido pela Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços, Energias e Projetos Especiais, e CEDUCAT empresa responsável pela realização dos cursos.
Os participantes cumpriram aulas teóricas e práticas conforme exigência do curso, e agora, estão todos aptos respeitando as Normas do MTE, para proteção própria e dos colegas de trabalho.
O curso ministrado pela CEDUCAT incluiu regras gerais de condução de Retroescavadeira, equilíbrio e estabilidade do equipamento e noções de segurança, entre outros conhecimentos necessários. Além do material didático, os alunos receberam uniforme, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ainda receberam hoje o certificado de conclusão do curso.
A solenidade aconteceu no CTG – Centro Tecnológico de Guamaré, e contou com presença do Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Serviços, Energias e Projetos Especiais, David Paulino, do diretor do CTG, Josivan Dantas, diretor da CEDUCAT, João Batista, professores do curso, servidores e alunos concluintes.
Para os alunos que puderam participar, foi uma oportunidade de se atualizar para a competição no mercado de trabalho. “Nós que sabemos o valor desse curso, com o intuito de melhorar a nossa qualificação, devemos aproveitar e participar, pois consequentemente teremos resultados dentro do mercado de trabalho. Por isso a importância do município promover esses cursos”, disse Maria Galvão.
Para o Secretário de Indústria, Davi Paulino, a Prefeitura de Guamaré mais uma vez atua pensando na qualificação dos moradores. “O objetivo do curso é qualificá-los para que sejam inseridos no mercado de trabalho”, destacou o secretário.
A realização do Trabalho em Altura traz uma série de riscos, responsabilidades, compromissos e obrigações para a empresa, empregadores e o próprio trabalhador. Todas essas responsabilidades devem ser assumidas e tratadas seriamente para que a realização do Trabalho em Altura possa ser segura e cumprida da melhor forma possível.
Podem se inscrever nos cursos, todos os interessados que preencham os requisitos necessários e tenham a partir de 18 anos completos. Os cursos serão estão ministrados em Guamaré – Vila Maria – CCP (Centro de Capacitação Profissional) e no Distrito de Baixa do Meio – CID (Centro de Inclusão Digital).
Banco de Emprego
Muito em breve terá um cadastro com o currículo profissional de jovens e trabalhadores, que será integrado ao cadastro estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para isso, a prefeitura já iniciou a articulação junto ao órgão estadual.