Macau: Guarda Municipal passará por curso de formação profissional

Com o objetivo de capacitar e incorporar diversas habilidades teóricas e práticas para desempenho das funções institucionais para a Guarda Municipal, a prefeitura de Macau assinará nos próximos dias convênio com o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Ceará-Mirim, a fim de oferecer o Curso de Formação à corporação do município salineiro.

Os GMs irão aprimorar seus conhecimentos acompanhando a matriz curricular nacional. A capacitação será ofertada por um Centro de Formação reconhecido no estado do RN e outros estados do país, sendo esta uma das exigências da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), para habilitar a corporação ao porte de arma institucional.

Além das aulas teóricas, os alunos terão aulas prática, incluindo defesa pessoal, primeiros socorros, condicionamento físicos, manuseio da spark (arma elétrica incapacitante, de baixa letalidade), dentre outros.

A Guarda Municipal atua na preservação do patrimônio, na fiscalização dos espaços e equipamentos públicos, e executa a segurança das autoridades municipais, além de apoio em operações às outras forças de segurança e instituições da Policia Militar e Policia Civil.

Com essa formação, a Guarda Municipal de Macau ficará apta para receber recursos federais. O curso com aulas práticas e teóricas terá um total de 592 horas aulas, e os recursos para essa formação será oriundo de uma emenda parlamentar do Deputado Federal, General Girão.

O comandante da Guarda Municipal, Junior Miguel, enfatiza a importância do curso para os GMs. “Toda capacitação é importante, principalmente para um órgão de segurança. Todos os alunos estão sendo treinados para prestarem bons serviços à sociedade Macauense, com ética, compromisso e responsabilidade”, destacou.

Arquivo