Um movimento ainda discreto vem agitando os bastidores da pré-campanha eleitoral ao legislativo e executivo para 2020 em Guamaré. Apesar do calendário eleitoral ainda distante, é bem comum que os políticos de mandato consultem a opinião pública para saberem como estão sendo avaliados pela população.
Há também aqueles futuros postulantes que também querem ver se seus nomes podem ou não decolar, entre tantos, o nome de Maria de Souza, mas conhecida por Pretinha, ex- vice-prefeita do município, esposa do ex-vereador e atual secretário de articulação Rosendo Ferreira.
O nome de Pretinha cresce na aceitação popular, em especial, na comunidade de Baixa do Meio, onde a população já conhece o seu trabalho em favor do fortalecimento das políticas públicas.
Pretinha se dedica nas articulações políticas dia e noite, visando os entendimentos, e contando com futuros apoios a sua pré-candidatura. O povo que acompanha seu trabalho sabe da sua história de vida, sabe de onde é, o que faz e onde pode chegar. Se depender da vontade popular, Pretinha tem cadeira certa na Câmara Municipal nas eleições de 2020.