Animais soltos oferecem riscos à população

A população tem reclamado diariamente nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, da grande quantidade de animais soltos pelas ruas da cidade de Guamaré. Os inúmeros pedidos feitos por moradores e motoristas vêm sendo ignorados pela secretaria responsável, ao recolhimento destes animais das vias públicas.

O fato é que estes animais soltos nas ruas aumentam cada vez mais a insegurança de motoristas e pedestres, que frequentemente são surpreendidos por eles durante o seu trajeto.

Há casos registrados no portal em que os condutores já atropelaram animais no trecho da sede a comunidade de Salina da Cruz, assim como na RN 401. Em outras situações, motoristas são obrigados a fazer manobras bruscas para evitar atingir os animais.

O Blog recebeu de leitores um legue de imagens que demostrar a falta de cuidado por parte do setor responsável de fazer a fiscalização, e o recolhimento destes animais das ruas da cidade.

“Aqui no conjunto Vila Maria, tá empestado de jumentos e cavalos, agente tem que dividir a rua e as calçadas com eles, e apesar dos pedidos que já fiz, nada foi feito até agora”. Comentou Dona Rosa Maria, moradora do conjunto.

O recolhimento desses animais é feito pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de agricultura. Além da retirada dos animais das ruas e vias, o órgão deve emitir notificações aos proprietários que deixam esses bichos expostos irregularmente nas vias públicas.

Uma vez o animal apreendido e recolhido para um local apropriado, o proprietário é notificado, e para reavê-los, seus donos precisam pagar uma multa e se comprometer a não deixá-los soltos.

Caso o dono não faça o recolhimento de seu animal em 48 horas ele perderá a posse. Dessa forma, o animal poderá ser cedido para outra pessoa, ou ir para um dos currais público da prefeitura.

Nota do Blog

Houve um tempo que não se via animais soltos nas ruas e vias de Guamaré. A secretaria responsável por este trabalho está devendo essa prestação de serviços à população.

Oremos meus irmãos!

Arquivo