“Subtenente da Polícia Militar pede direito de resposta para se defender da segunda acusação do vereador Edinor Albuquerque, sobre a segurança pública do município, tendo em vista que lhe negado este direito na casa do povo”.
Digníssimos leitores deste espaço.
Quando escolhi a frase de Bruce Lee. “covarde, não é quem evita um combate, covarde é quem trava um combate sabendo que o seu oponente é mais fraco”. Eu escolhi por ser um admirador das artes marciais, inclusive bem graduado em karatê dô tradicional, que escolhi esta frase e, não escolhi esta frase em vão, quis dizer que um simples comandante que é nomeado e exonerado de suas funções por seus superiores comandantes, a pedido dos políticos em especial da urbe, onde conseguem tais fatos através de seus políticos eleitos na região e que geralmente isso ocorre não levando em consideração o que o comandante fez e sim o interesse particular de determinado politico.
Fato este repudiado há anos pela politica de Guamaré, (coronelismo) onde tivemos liberdade para exercer a nossa atividade fim que é a prevenção da ordem publica e manutenção da paz, o que fizemos com a maior dedicação possível, usando para tal: rondas periódicas, com viaturas, policiais devidamente fardados, apetrechos policiais, bem como ainda fizemos um pouco do policiamento civil, tal como: campanas, na intenção de prender traficantes e cumprir mandados judiciais, ou seja, fizemos o nosso trabalho e um pouco o da policia civil, que é ausente em nossa cidade, tendo em visto o grande número de afazeres que tem a regional de Macau e, grande quantidade de cidades que ela responde e que não tem delegados titulares.
Ficando assim a Policia Civil, atarefada com o seu pequeno contingente, tudo isto em prol da boa sociedade Guamareense; é público e notório que o cidadão vereador (advogado) Edinor, nos atacou com as suas palavras na tribuna da casa do povo, não só a PM, mas a PC., e ao próprio MP, quando alegou que uma cidade controlada como a nossa no quesito segurança pública estava sem segurança, inclusive quando questionou a demora no atendimento a uma ocorrência na cidade de Pedro Avelino, que mesmo sem obrigação, fomos atender; e sendo atacados por este vereador (advogado) procuramos a casa do povo (câmara municipal) e, pedimos ao exm°. Sr°. presidente, que nos desse a oportunidade de nos defender perante a sociedade Guamareense, que ora ficou dividida em saber a verdade, se o nobre vereador estava correto ou estava preocupado com a diminuição de seus votos.
Não tivemos a oportunidade de nos defender naquela casa, pois o regimento interno, proibi ir até a tribuna, sendo prerrogativa apenas dos vereadores local, fomos informado que só os vereadores inscritos poderiam usar a tribuna, e pessoas do povo como sou, só com convite, porem a nós só caberia aceitar e acatar tal decisão uma vez, o respeito por os vereadores ser o maior possível, porém o nobre vereador (advogado), novamente nos atacou quando leu novamente naquela casa, a nossa defesa junto a sociedade através do blog: Guamaré em dia, alegando o seguinte: ou seja, quando se fala em fraco, não é físico, ou armas porque se assim fosse o presidente da republica não seria uma mulher e, sim um general de exercito, que tem todas as armas a sua disposição, os maiores administradores não seriam pessoas de porte pequeno, e sim brutamontes, fortes e bem armados; eu não seria o comandante do destacamento de Guamaré e, sim o presidente da câmara municipal da cidade, que tem a presidência de um dos poderes e, com respeito ao mesmo que é um homem de estatura mediana, porém de uma inteligência pouco igualada, e por este motivo reconhecidamente um pequeno grande homem, o governador do estado não seria eleito pelo voto do povo e, sim um homem armado, (policial militar).
O nobre vereador novamente desvirtuou a frase de Bruce Lee, ou seja, quis novamente com o seu ego que é enorme, mostrar uma carteira da OAB, como sempre o fez intimidando pessoas e policiais, que já levaram varias carteiradas dele, que começou mesmo quando a sua carteira era OAB-E; porem vereador (advogado) Edinor o povo encheu a casa, que é do povo para ouvir o sub tenente CARLOS, defender-se das suas acusações improcedentes, porque se fosse para lhe ouvir a casa estaria sempre vazia.
E continua na tentativa de enganar o povo confirmando que a cidade está sem segurança, procure da sociedade primeiro vereador (advogado) Edinor, saber da sociedade sobre a segurança da sua cidade. O texto foi feito por este signatário e não tivemos secretariado de ninguém, porem o nobre vereador realmente perdeu a aula e, como nós o orientamos, ele foi pesquisar e confirmou a nossa opinião sobre tempo e espaço, ou seja, já mudou seu discurso onde diz que foi na região e não na cidade de Guamaré, que houve os problemas relacionados a homicídios.
E cá pra nós vereador (advogado) Edinor, eu estava tentando evitar dizer estas palavras, por respeito aos mortos e seus familiares, que são os verdadeiros sofredores aqui, porem os que vieram a óbito nas cidades vizinhas, quais eram as suas profissões? o que faziam? quais os seus antecedentes? E a população de bem que é vitima destas pessoas, que assaltavam, furtavam, estupravam, vendiam drogas ilícitas, já perguntou a eles vereador (advogado) Edinor, os pensamentos destas vitimas, que tem seus pertences subtraídos, seus filhos viciados depois de aliciados pelos traficantes, crianças bem criadas que rumam para o lado errado, pessoas de bem de sua cidade que tiveram armas na cabeça; e para o esclarecimento de todos, sou apenas o comandante da cidade de Guamaré e, não um comandante regional, que responde por diversas cidades, não podendo este suboficial ser responsabilizado pelas cidades vizinhas.
O nobre vereador com as suas palavras, onde diz que nunca recebeu um centavo para advogar na sua cidade (Guamaré), o fez porque teve algum motivo, ninguém trabalha de graça para alguém, como pode um advogado (vereador), ficar anos e anos estudando e ainda estudar Processos complicados, (trafico de drogas afins “maconha, crack e cocaína) gratuitamente sem ter troca de nada?
E quando falo sobre viciados nobre vereador (advogado) Edinor, preste atenção que no texto existe uma interrogação, ou não sabe mais o que é uma pergunta, perguntei nobre vereador (advogado) Edinor se, o senhor tem um viciado na familiar? e não afirmei que havia um viciado e, se o houvesse seria normal, pois os traficantes invadem as melhores famílias da sociedade para fazer suas vítimas (clientes-usuários) como o mesmo, novamente aproveitando da não possibilidade da nossa defesa na casa do povo, nos atacou; onde fui impedido de falar não pelos vereadores locais, mas pela lei que impede e, o nobre vereador falou o que quis, usando de suas prerrogativas, de falar sem ser contestado, não havendo a ampla defesa e o contraditório por parte deste subscrevente, a não ser nos espaços dos blogs desta cidade.
Os seus familiares e seus eleitores vereador Edinor, não foram atacados não, preste atenção na interrogação, sobre a sua família e, sobre seus eleitores, não os chamei em total de traficantes, porem afirmo que os responsáveis por sua eleição foram os traficantes e, viciados.
Porem nobre vereador se a sua mão esta estendida a minha também, se for para o bem do município em sua maioria, traçaremos todos os caminhos juntos para melhorar ainda mais a segurança da nossa cidade, se for preciso até com a minha saída, pois sou Policial Militar, preparado para trabalhar em todo o Estado do RN., e hoje tenho cerca de cinco convites para ir trabalhar em outras cidades, que lutam e querem uma melhor segurança, porem não poderia deixar de me defender no único meio de comunicação que foi possível. Porque se não, acho que talvez prevaleceria a sua palavra que foi repetida na câmara municipal.
E gostaria que os leitores destes espaços que foram na câmara municipal nos ouvir, entendessem que existem normas (leis) vigentes e temos que nos submeter a elas, e que o nobre presidente da casa do povo, nos garantiu se fosse necessário, iria fazer uma audiência publica, na câmara municipal, desta cidade, com a presença não só do sub tenente CARLOS, mas de varias autoridades que fazem a segurança pública do município e região para maiores esclarecimentos sobre o que é segurança pública? O que está ocorrendo, correlacionado ao crime (organizado ou não)? O que estamos fazendo para coibir? O que já fizemos? Se estes tipos de vítimas que são problemas sociais e, não de órgãos como policia e justiça, são ligadas as brigas e guerras do trafico, que ocorrem em todas as cidades do Estado e Pais afora
E, principalmente as estatísticas, que em nossa cidade eram alarmantes e foram reduzidas pelos órgãos de segurança Pública, com relação a cidade, como: policia militar, guarda municipal, policia civil, dentre outros colaboradores, como a própria ação social do município, que faz a sua parte, e lembrando a população que antes haviam seis a oito arrombamentos todas as noites, os comércios eram assaltados todos os dias, as pessoas de bem tinham medo de sair de suas residências, ninguém podia sentar-se na rodoviária pública de Baixa do Meio, que era totalmente dominada pelos traficantes, que chegavam a dividir os dias da semana, em suas organizações criminosas na ânsia de negociar drogas.
Quem imaginaria abrir em baixa do meio um restaurante como foi aberto, no antigo esquinão e, onde hoje funciona a pizzaria Veneza; hoje a coisa é um pouco diferente, quem se encurrala são os traficantes, que vão para dentro dos matos como ratos e, mesmo assim vamos atrás deles, os assaltantes pensam mais de duas vezes em vir aqui praticar seus assaltos, claro que ninguém pode impedir definitivamente tudo, se isso ocorresse perderíamos ate o emprego, porém, fazemos o que pudemos para coibir tais fatos. E graças a Deus tivemos alguns êxitos mesmo com o risco da própria vida, nossa e de nossos subordinados que estão de parabéns, por serem estes guerreiros que estão, deixando de estar em seus lares para nos ajudar nesta árdua luta cotidiana, que é a prevenção e combate ao crime (organizado ou não), tudo que queremos é uma Guamaré mais segura para as pessoas de bem e, os bandidos que não forem embora para outras cidades e, aqui ficarem serão presos e levados a justiça para responderem seus crimes; porque esta cidade e pequena demais para traficantes e criminosos em geral e Policiais Militares.
Espero que com estas palavras se encerre o debate sobre o assunto, garantindo a sociedade Guamareense, que estamos apenas nos defendendo de novo, pois uma vez atacados com relação à segurança, apenas nos defendemos e, novamente atacados em plenário, estamos nos defendendo de novo e, se atacados novamente a gente for nos defenderemos novamente, nós e nossa instituição (PM/RN.), se formos representados judicialmente, representaremos também a quem nos representou, se percebermos que foi uma denunciação caluniosa, faremos os devidos procedimentos também; estamos abertos a verificações judiciais como antecedentes criminais ou cíveis, procedimentos administrativos e/ou quem quiser não sei se será permitido pela corporação, mas se for, poderá pegar a cópia de nossa ficha disciplinar para possíveis comparações ou julgamentos pessoais.
Não importa a ação teremos sempre uma reação, e ainda digo: retroceder nunca, desistir jamais.
Luiz Carlos de Souza- Subtenente da Polícia Militar e Comandante do Destacamento do Município de Guamaré.
Fonte: Blog Guamaré em Dia.