Houve um tempo não muito distante que políticos na cidade do ouro negro, eram respeitados pela sua palavra dada a seus aliados, amigos e ao povo. A confiança era tão grande que a dormida era tranquila da palavra ser cumprida.
Hoje, esse tipo de homem público parece está em extinção, e a política, deixou de ter a devida consideração por parte da sociedade. Já dizia meu avô que a palavra de um homem público deve valer mais do que um rabisco no papel, pois a nossa palavra sempre será nossa assinatura.
Já dizia seu Sinhozinho Malta, personagem principal da novela Roque Santeiro, interpretado pelo o ator Lima Duarte, ao indagar um politico da cidade: ”Qual o politico que nunca mentiu? Que nunca enganou? quem nunca prometeu e não pôde cumprir?”.
Discordo em parte, pois no nosso cenário politico ainda há alguns que são diferenciados, respeitados e admirados por muitos pelo seu caráter, por sua palavra, por sua dedicação e respeito aos amigos, aliados e ao povo.
O politico que promete e não cumpre ele finda criando problemas para si mesmo. Começa a perder o respeito próprio, têm vergonha de seus atos, mente naturalmente, se esconde em seu mundo, e vive seu momento de lua de mel.
O homem pode ter tudo na vida, mas se ele não tiver palavra ele não tem nada. Depois que você der sua palavra a alguém não volte atrás, ainda que não se beneficie, tenha sempre honra!