O Projeto Capacita Saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré, realiza mais uma etapa nesta quarta-feira, 13. Em alusão ao Novembro Azul, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais do NASF estão recebendo orientações sobre a Saúde do Homem.
A capacitação está sendo ministrado pela psicóloga Ana Paula Maia da Costa, que também é coordenadora da ATOSS. As formas de inserir este público e atraí-los para a Estratégia Saúde da Família pautaram os debates, que têm como principal desafio, superar a pouca procura dos homens ao serviço de saúde.
“Para atingir o seu objetivo geral, que é ampliar e melhorar o acesso da população masculina adulta – 20 a 59 anos – aos serviços de saúde, a Política Nacional de Saúde do Homem é desenvolvida a partir de cinco (05) eixos temáticos: Acesso e Acolhimento; Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva; Paternidade e Cuidado; Doenças prevalentes na população masculina e a Prevenção de Violências e Acidentes”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Morais.
A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.