Político experiente e líder nato, homem público polido e bom articulador em cena e nos bastidores, o ex-prefeito de Guamaré, Hélio Willamy conseguiu mexer no tabuleiro da política local, atraindo como trunfo para o seu grupo político, ninguém menos que o até então adversário ferrenho, o vereador Gustavo Santiago (SD).
A notícia foi motivo de comemoração para a nação bacurau e por outro lado, recebida como um balde de água fria na pretensão daqueles que apostaram na desagregação e que uma provável adesão ao governo por parte do vereador Gustavo Santiago jamais aconteceria.
O que parecia improvável para muitos, aconteceu na sessão desta terça-feira (4), na Câmara Municipal, quando o vereador líder da oposição na Casa, usou a tribuna para fazer uma declaração que pegou muita gente de surpresa.
Na sua fala, Gustavo disse em alto e bom som que a partir daquele momento, estava deixando a base de oposição e se aliando ao governo. Aproveitou a oportunidade para fazer duras criticas ao ex-prefeito Adriano Diógenes, “eu não posso estar ao lado de um forasteiro e aventureiro de plantão”, comentou.
O genro do saudoso ex-prefeito João Pedro Filho entendeu que a vida pública de qualquer político é feita de ciclos, e que era importante dá essas explicações na tribuna da Câmara aos seus eleitores e a população.
Revelação
O vereador revelou que foi procurado por Hélio após a ultima eleição suplementar, que ouviu atentamente o líder político, mas que também foi ouvido. E decidiu se unir ao grupo do governo “por uma Guamaré melhor”.
Com essa decisão anunciada por Gustavo, o grupo politico do prefeito Arthur Teixeira fica mais forte. Gustavo soma forças ao lado do prefeito Arthur, do líder politico Hélio, do presidente da Câmara, Eudes Miranda, e dos demais vereadores que formam a base de sustentação ao governo no parlamento.
O presidente da Câmara, vereador Eudes Miranda (MDB), comemorou a nova adesão e declarou que “o vereador Gustavo Santiago chega ao governo não com as mãos vazias, mas com muitos aliados, e cheio de reinvindicações, para sua comunidade de Baixa do Meio”. Comentou.