A expressão acima serve para ilustrar momentos em que as coisas de hoje em diante no cenário politico no município de Guamaré, vão arrochar, se afunilar, apertar, se complicar, se decidir, e há aqueles que irão ganhar, e outros que lamentavelmente irão perder, faz parte do jogo de xadrez.
Mamãe já tinha me dito lá atrás que o cancão iria piar nessa provável eleição suplementar, dependendo de quem for o candidato indicado da situação e oposição.
Me disse ainda que jamais iria me deixar ser candidato a prefeito. Confesso que fiquei triste, muito triste, mas Deus me livre desobedecer à Mamãe.
O cancão é um pássaro inteligente a exemplo do corvo, seu parente próximo.
O cancão utiliza várias estratégias de sobrevivência no agressivo ambiente da caatinga, constrói seu ninho em árvores altas, com formato de uma tigela grande e forrada com folhas secas, onde cria dois a três filhotes.
Qualquer semelhança da história deste pássaro é uma mera coincidência com o atual cenário politico, quando os grupos políticos se articulam para apresentar seu candidato a prefeito e a vice.
O que podemos adiantar em primeira mão é que haverá apenas dois grupos disputando o palácio Luiz Virgílio de Brito, e não três ou quatro como releva as redes socais.
Que rufem os tambores e que soem os clarins!