Levantamento mostra a movimentação dos partidos políticos em Guamaré e seus respectivos presidentes. ‏

partidos em 2016

Levantamento realizado no Sistema De Gerenciamento DeInformações Partidárias (SGIPex),  no site do TRE-RN, em 06 de abril de 2016, após a data máxima determinada pelo TSE, para quem pretende  concorrer as eleições municipais de 2016, está filiados ao um partido político, os dados  apontam que  existem 22 partidos políticos devidamente anotados e vigentes na 30ª Zona Eleitoral, zona eleitoral que abrange Guamaré.

Quase todos partidos estão registrados como Comissão Provisória.

Do total de 22 partidos, 18 estão registrados como Comissão Provisória e só 4 como diretórios. Também são cinco Comissões Provisórias, com a data do fim da vigência marcada para antes das eleições que ocorrerão  em 02 de outubro.

A maioria dos partidos mudou de presidente.

Só o PMDB, O PDSB e o PTdoB não tiveram alteração nas suas presidências, já os demais 19 partidos  mudaram de presidente com relação ao levantamento feito em março 2013, logo após as eleições de municipais de 2012.

Homens dominam o comando dos partidos em Guamaré.

Os homens dominam o comandos das legendas partidárias com 16 presidentes e só 6 mulheres presidem partidos políticos em Guamaré.

Sem representantes.

Os partidos PSTU, Rede Sustentabilidade, Novo Partido, PCB, PCO, PEN, PMB, PPL não conseguem atrair interessados para assumir suas legendas no município.

Partidos que perderam seus representantes

O levantamento aponta 06 partidos que tinha presidentes,  estão inativos, 4 deles por falta de interesse de renovar a  Comissão Provisória e 2 por destituição.

Conveniência x ideologia.

A mudança de partido próximo às eleições reflete o atual sistema político brasileiro, onde as pessoas sem filiam ou assumem o comando das legendas partidárias sem observar o a ideologia e nem a proposta programática do partido, ou seja, todo o processo é realizado para se acomodar de acordo com suas conveniências.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *