Falta de abastecimento de água potável preocupa a população de Guamaré.

“Prefeito Hélio deve fazer ainda esta semana reunião em caráter emergencial com todo seu secretariado em busca de soluções para resolver o problema”.

Águas dos Rios Piranhas em Assú-RN, está se acabando, o cenário do rio registrado pelo o portal é assustador.
Águas dos Rios Piranhas em Assú-RN, está se acabando, o cenário do rio registrado pelo o portal é assustador.

A principal preocupação hoje dos 15 mil habitantes do município de Guamaré e mais 3 mil flutuantes, é a falta de abastecimento de água potável para saciar a sede do povo e dos animais.

O que está sendo feito no momento pelo o poder público?

A estiagem que assola o estado há mais de 200 dias, não tem dado trégua e fez com que a prefeitura mantenha os dessinilizadores de Santa Maria III, Santa Paz e Baixa do Meio, funcionando 24 horas por dia para abastecer a comunidade e as demais circunvizinhas.

Na comunidade de Lagoa Seca, por exemplo, um poço perfurado pela prefeitura abastece a caixa de água que está sendo distribuída para os moradores. Da mesma forma está sendo feito no Assentamento de Lagoa de Baixo, Assentamento Umarizeiro, os demais distritos estão sendo abastecidos pelos os carros pipas da prefeitura.

Já na sede do município, a situação é extremamente difícil para a população, razão que também tem preocupado o gestor municipal, o prefeito Hélio não tem sido omisso a falta de água, mas incansável em busca de solução não somente para a sede, mas para resolver de vez a falta de abastecimento de água em todo o município.

Os dessilinizadores e os caminhões-pipas tem amenizado a sede do povo, mas apenas amenizado, isto não será suficiente diante do crescimento da população, e da seca que assola as famílias e os animais a cada dia. Uma reunião está prevista para ser marcada pelo o prefeito ainda esta semana com todo secretariado para encontrar soluções emergenciais para o problema.

Quem tem sede, tem presa!

O DO do município publicou edital no dia 17 de julho de 2015, da concorrência pública para instalação de tecnologia internacional, para dessalinizar água do mar e acabar com o sofrimento de anos da população.

Temos visto acessa a esperança d população neste projeto que será inovador a nível nacional.

Nota do blog: O que a Prefeitura Municipal de Guamaré deve de fato fazer nos próximos dias, é acelerar este processo de dessinilização da água do mar ou instalar mais dessinilizadores onde ainda não tem.

Devemos admitir que podemos nos próximos meses ficar sem uma gota de água nas torneiras, e sem ter de onde retirar para a população e animais do município.

O Rio Piranhas em Assú pede socorro, há mais de 20 dias que a Caern não consegue bombear água através da adutora devido o baixo nível do rio. A falta de chuvas tem sido o maior problema para a população.

Fonte: Guamaré em Dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *